Sinais de alerta nas crianças problemáticas

Outubro 24, 2013 às 8:00 pm | Publicado em A criança na comunicação social | Deixe um comentário
Etiquetas: , , ,

Notícia do Sol de 21 de Outubro de 2013.

sol

por Margarida Davim

Psicólogos e psiquiatras ouvidos pelo SOL explicam como pais e educadores podem perceber que os filhos precisam de ajuda e dão estratégias para lidar com os problemas.

Os certinhos

Adolescentes que não quebram as regras não estão bem. Ser introvertido, ter poucos amigos e passar horas fechado em casa no computador ou com consolas pode ser um sinal de alarme. Mesmo que as notas sejam boas, pode haver problemas. Os especialistas aconselham a tentar perceber por que é que o filho não sai e a estimular outros interesses.

Os que contam tudo

“Quando uma mãe me diz que a filha não tem segredos, há um problema”, adverte José Morgado. “Na adolescência, dá-se a construção da identidade e isso implica uma reserva de privacidade. Por isso, ou o adolescente omite coisas ou é um problema partilhar tudo”. Pelo mesmo motivo, o especialista não aconselha os pais a exigirem as passwords de computadores e redes sociais. “Eles vão sempre arranjar maneira de esconder as coisas”.

As vítimas

Um jovem que fica sistematicamente doente no domingo à noite, que tem dores de cabeça e de barriga, que chora sem motivo aparente e perde o apetite pode ser vítima de bullying. “Raramente, os adolescentes contam as agressões de que são vítimas. É preciso estar atento a todos estes sinais”, diz Susana Carvalhosa, especialista em bullying.

Os que se afastam dos pais

O conselho mais repetido por psicólogos e especialistas é estar atento e manter o diálogo sem o forçar. “É bom criar situações de convívio familiar entre gerações. A princípio podem reagir mal, mas vão acabar por gostar”, sugere Álvaro de Carvalho, que explica que isso deve acontecer ainda antes de chegar a adolescência. Impor limites às saídas nocturnas e ao valor das mesadas também é importante.

margarida.davim@sol.pt

 

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.