A segurança online traduzida em (e para) miúdos

Janeiro 17, 2020 às 12:00 pm | Publicado em Divulgação | Deixe um comentário
Etiquetas: , , , , ,

Notícia da Activa de 8 de janeiro de 2019.

Chegou um novo projeto que pretende sensibilizar crianças, pré-adolescentes, adolescentes e jovens adultos para um ambiente online mais seguro.

Chegou o projecto “ePrivacidade Trocada Por Miúdos”, uma iniciativa do Capítulo Português da Internet Society e do Projecto MiudosSegurosNa.Net, aprovada pela Internet Society Foundation. O objetivo é criar e desenvolver uma campanha sobre privacidade e segurança online, de modo a sensibilizar crianças, pré-adolescentes, adolescentes e jovens adultos para um ambiente online com mais confiança e segurança. Prevê-se que a iniciativa dure dois anos, que poderão ser prolongados em função do seu sucesso. Já o seu lançamento, terá lugar na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa, no próximo dia 28 de Janeiro de 2020, Dia da Proteção de Dados.

O projeto inclui quatro principais componentes: um evento anual para assinalar o Dia da Proteção de Dados; a disponibilização de tutoriais e outros recursos sobre privacidade e segurança online; um concurso anual destinado a estudantes de todos os níveis de ensino, do pré-escolar ao universitário, visando a sensibilização sobre a privacidade online e a disseminação dos trabalhos dos estudantes desenvolvidos no âmbito do concurso.

Esta iniciativa está alinhada internacionalmente com as metas da missão da Internet Society e também com as prioridades do Capítulo Português anunciados aquando da eleição desta direcção em Março último. Destas destacam-se nomeadamente a promoção de acções de debate e formação em torno da problemática da confiança, a produção de materiais de apoio e acções de apoio à formação dos utilizadores, particularmente os mais jovens, e o lançamento de um concurso que promova o envolvimento ‘mãos na massa’ de equipas de jovens em torno do tema confiança online“, afirma o Presidente da Direção do Capítulo Português da Internet Society, José Legatheaux Martins.

Já para Tito de Morais, fundador do Projecto MiudosSegurosNa.Net, o projeto “alinha-se e enquadra-se no trabalho que temos vindo a desenvolver ao longo dos 16 anos que levamos de existência, permitindo aprofundar uma temática cada vez mais crítica e essencial.“. A Associação D3 – Defesa dos Direitos Digitais, Associação de Professores de Filosofia, Associação Nacional de Professores, Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança da Informação,Conselho Nacional de Juventude, entre outras entidades públicas e privadas, são alguns dos parceiros da iniciativa.

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: