Comunicado do IAC a proposito do recém nascido encontrado pelo sem-abrigo

Novembro 8, 2019 às 6:00 pm | Publicado em Divulgação | Deixe um comentário
Etiquetas: , ,

COMUNICADO

O Instituto de Apoio à Criança, considerando o interesse e a comoção quer da comunidade, quer da comunicação social sobre o caso do recém-nascido encontrado na passada terça-feira por um sem-abrigo, entendeu dever emitir um comunicado sobre esta matéria.

Em primeiro lugar, importa salientar que o mais importante e indispensável é assegurar a proteção da Criança, com vista ao seu desenvolvimento integral.

Neste momento, com a averiguação que tem sido levada a cabo pelas autoridades e entidades competentes e com os novos elementos noticiados, o IAC aguarda as decisões que forem entendidas adequadas pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Família e Menores de Lisboa.

Queremos também alertar para a necessidade de uma reflexão humanizada sobre as vulnerabilidades das pessoas em situação de sem-abrigo, que merecem a nossa especial atenção, pelo que devemos apostar em medidas e políticas de prevenção.

O Instituto de Apoio à Criança que desde 1989 acompanha crianças e jovens em contexto de rua, entende neste momento dever chamar a atenção para a importância de uma ação integrada, concertada nos diversos domínios, para uma maior eficácia na inclusão destas pessoas, cuja vulnerabilidade nos deve interpelar com vista à defesa da dignidade humana.

O IAC está atento a todo o desenvolvimento desta situação e estará disponível para toda a cooperação que as entidades responsáveis considerarem necessária.

A Direção

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: