As tarefas adequadas à idade dos filhos: “Ó mãe, quero um copo de água!”

Agosto 2, 2018 às 12:00 pm | Publicado em A criança na comunicação social | Deixe um comentário
Etiquetas: , , ,

Filipe Raminhos

Texto da Sábado de 1 de janeiro de 2017.

“Tanto eu como a mãe sempre praticámos desporto e achámos importante ela ter estas actividades, mas se calhar metemo-la em demasiadas coisas e esquecemo-nos de lhe dar outras competências mais básicas”, diz à SÁBADO André (nome fictício), consultor, 38 anos.

Tempo e muita paciência
Pais convertidos numa espécie de mordomos dos filhos são um paradigma desta geração, em que alguns nem se levantam para ir buscar um copo de água. O problema são as consequências deste tipo de situação. “As crianças precisam de regras para crescerem com competências emocionais e comportamentais. Quanto mais se sentirem úteis, mais autónomos serão no futuro”, explica a psicóloga de adolescentes Bárbara Ramos Dias. A ideia é começar a ensiná-los o mais cedo possível e fazer o reforço pela positiva. “É normal que uma criança de 3 anos não faça a cama perfeita, mas já consegue puxar as orelhas e, se a incentivarmos (‘que orgulho, ajudas muito a mãe’), ela interioriza essas tarefas mais facilmente”, aconselha.

Ressalva: ensinar exige tempo e uma grande dose de paciência. Por isso, não desista logo à primeira, nem ceda à tentação de gritar. A próxima vez que o seu filho lhe pedir um copo de água, tente a seguinte solução: “Eu até ia, mas tu já és crescido e sabes onde estão os copos.”

Entrevista publicada originalmente na edição n.º 654 da revista SÁBADO de 10 de Novembro de 2016

visualizar as tarefas no link:

http://www.sabado.pt/vida/detalhe/as-tarefas-adequadas-a-idade-dos-filhos-o-mae-quero-um-copo-de-agua

 

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: