3 atividades em família que desenvolvem a competência da escrita nas crianças

Julho 12, 2018 às 6:00 am | Publicado em Recursos educativos | Deixe um comentário
Etiquetas: ,

Photo by pan xiaozhen on Unsplash

 

Pais, avós e irmãos são os parceiros ideais para o sucesso da criança na aquisição e domínio da competência da escrita.

Se no seio familiar a criança tiver oportunidade de se envolver em atividades de escrita, começa desde cedo a compreender as suas diferentes funções e a identificar os diferentes suportes de escrita.

Ser capaz de identificar as funcionalidades da escrita permite à criança compreender para que serve escrever e aumentar a sua motivação para realizar esta tarefa. Em tempo de férias escolares, as famílias poderão realizar atividades divertidas e que permitam à criança identificar a escrita como um meio para transmitir informação, para organizar e registar informação e para dar instruções precisas.

Ficam aqui 3 actividades para as crianças desenvolverem a competência da escrita durante as férias, de forma descontraída e divertida.
(Nota: Estas atividades devem contar com a participação ativa da criança na decisão dos conteúdos e do registo escrito dos mesmos e ser adequadas ao seu nível de competência.)

 

1. Jornal de Parede Familiar
Objetivo: Registar por escrito acontecimentos relevantes, das férias escolares da criança. É necessário um painel para afixar as notícias.

Um familiar poderá ser o editor do jornal, acordando com a criança a periodicidade com que as noticias poderão ser afixadas. Algumas das ideias que poderão ser exploradas são:

Fotografias legendadas de momentos passados nas férias (podem imprimir em casa, ou pedir ajuda aos pais para imprimir fora)
Ilustrações de passeios ou visitas acompanhadas de breves descrições
Anúncios de eventos festivos ou flyers.

2. Listas e Mapas de Registo em Família
Objetivo: Registar informação útil à família, que pode ser consultada a qualquer altura.

As listas poderão ser afixadas na parede ou num quadro. Em conjunto, poderão ser elaboradas listas de compras a fazer no supermercado, listas do vestuário e de objetos a incluir na mala de viagem, listas de números de telefone e moradas úteis, mapas de registo dos aniversários familiares durante o Verão, e mapas de registo de tarefas durante as férias.

 

3. Caderno de Instruções para toda a Família
Objetivo: Registar por escrito as instruções de atividades que podem ser dinamizadas no período de férias, mantendo-as sempre acessíveis a todos.

Num caderno, poderão ser escritas instruções de jogos de praia, instruções de cuidados a ter com o sol, instruções de receitas que possam ser confeccionadas pela criança, ou das regras de utilização
de piscinas ou parques aquáticos.

Ao dinamizar atividades com os pequenos escritores lá de casa, as famílias terão a oportunidade de reforçar e valorizar as competências trabalhadas ao longo do ano letivo, em particular no domínio da escrita, em tempo de férias!

Por Sílvia Duarte Silva, licenciada em Psicologia

Anúncios

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: