Discalculia. Avaliação e intervenção precoce – Formação contínua no ISPA

Setembro 20, 2017 às 12:00 pm | Publicado em Divulgação | Deixe um comentário
Etiquetas: , , ,

Objectivos

Reforçar a atenção que deve ser dada ao despiste precoce e à promoção de competências numéricas na educação pré-escolar e primeiros anos de escolaridade no sentido de prevenir futuras dificuldades na matemática Adquirir competências que lhes permitam identificar precocemente crianças em risco de terem dificuldades futuras na matemática Avaliar e intervir em crianças e jovens com dificuldades severas e persistentes na aprendizagem da matemática.

Competências

Analisar o impacto do baixo desempenho em matemática em termos educacionais, sociais e profissionais Diferenciar sistema numérico preciso, aproximado e simbólico na perspectiva do desenvolvimento numérico na criança pré-escolar: Identificar as bases neuronais e cognitivas responsáveis pela aprendizagem inicial da matemática; identificar as competências cognitivas de domínio específico e geral consideradas como preditoras do desempenho em matemática Identificar as Perturbações de Aprendizagem na Matemática: Definir a Discalculia Desenvolvimental (DD) e identificar os seus subtipos; Diferenciar DD de Dificuldades na Aprendizagem da Matemática (DAM) Avaliar as competências cognitivas de domínio específico e geral para o diagnóstico da DD e das DAM. Estabelecer um plano de intervenção para a DD ou DAM tendo como base o Método Sentido de Número – Imagens Numéricas.

Calendarização

Sábado, Outubro 14, 2017 – 09:30 – 13:30

Sábado, Outubro 14, 2017 – 14:30 – 16:30

Sábado, Outubro 28, 2017 – 09:30 – 13:30

Sábado, Outubro 28, 2017 – 14:30 – 16:30

Sábado, Novembro 4, 2017 – 09:30 – 13:30

Sábado, Novembro 4, 2017 – 14:30 – 16:30

mais informações:

http://fa.ispa.pt/formacao/discalculia-avaliacao-e-intervencao-precoce

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: