Sextortion. Sabe para quem se está a despir na net?

Outubro 5, 2016 às 8:00 pm | Publicado em Vídeos | Deixe um comentário
Etiquetas: , , , , , , ,

texto do http://observador.pt/ de 16 de setembro de 2016.

A GNR lançou uma campanha com vídeos para alertar os adolescentes e jovens para os perigos de se exporem sexualmente nas redes sociais.

“Ena, tantas raparigas giras.” Rapaz conhece rapariga num site de encontros amorosos. Se até é ela que mete conversa primeiro, é porque está mesmo interessada. Começam a falar, as coisas esquentam rapidamente e, num abrir e fechar de olhos, já a miúda está a despir-se em frente à webcam. “Agora és tu”, diz-lhe ela. Ele vai na onda, entusiasmado. Despe-se para a Maria. Pouco depois, a surpresa. “O jogo terminou.”

Este é o guião de um vídeo que a GNR publicou esta quarta-feira no Facebook. A polícia quer alertar para os perigos do sextortion, ou seja, a extorsão de dinheiro em troca da não publicação de imagens ou vídeos de cariz sexual.

Trata-se de uma colaboração entre a GNR e uma organização espanhola, Pantallas Amigas, que se dedica à promoção da segurança de crianças e jovens na internet.

Já no ano passado a Polícia Judiciária tinha lançado uma campanha de alerta contra o sextortion. Em 2015 houve 68 homens a apresentar queixa por chantagem deste género. O crime é cada vez mais frequente e muito difícil de investigar, uma vez que pode ser feito a partir de qualquer ponto do mundo.

 

 

Anúncios

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: