Por que é tão importante ler poemas para crianças?

Junho 17, 2016 às 12:00 pm | Publicado em A criança na comunicação social | Deixe um comentário
Etiquetas: , , ,

texto do http://ataba.com.br/ de 3 de junho de 2016.

ataba

Denise Guilherme

Segundo Carlos Drummond de Andrade, as crianças são poetas por natureza. Desde pequenas, elas brincam com a linguagem, atentando para o som das palavras, seus significados e intencionalidades.

Quando bebês, embora não entendam muitos dos sentidos das palavras que lhes são ditas, os pequenos apreciam a melodia da voz de seus pais e, freqüentemente, “respondem” com balbucios e outros sons graciosos, estabelecendo uma deliciosa brincadeira com a sonoridade da comunicação humana.

Assim que aprendem a falar, logo começam a criar suas próprias expressões para se comunicar e, com o passar do tempo, descobrem que a linguagem é um jogo onde as palavras podem ser inventadas, ordenadas e faladas de diversas maneiras, dando origem a muitas interpretações. E o que é isso senão poesia?

Pensando na importância da leitura de poemas para a formação desses leitores, listamos alguns motivos pelos quais é fundamental apresentar esses textos às crianças desde cedo:

  1. A poesia contribui para a formação do imaginário, do simbólico e da criatividade. Afinal, nos poemas, as palavras sempre dizem mais!
  2. Poemas expressam a beleza por meio da linguagem literária. “A poesia mostra que a língua que se lê diz mais coisas quando ela é uma língua trabalhada, artesanalmente trabalhada.”*
  3. Os poemas contribuem para o desenvolvimento da sensibilidade estética, construindo uma ponte entre a criança e o mundo real e o simbólico. Por meio deles é possível perceber que as coisas podem ter diferentes representações.
  4. A presença da sonoridade nesse tipo de texto, construída por meio das rimas e repetições, por exemplo, torna a recitação de poemas uma atividade muito prazerosa para os pequenos. Esses recursos linguísticos possibilitam que as crianças memorizem e apreciem esses textos, mesmo que – a princípio – não sejam capazes de compreender todo o seu significado.
  5. Ouvir e recitar poemas ajuda na percepção da melodia da linguagem. Poesia e música andam juntas. Algumas canções de compositores brasileiros trabalham com processos poéticos extremamente refinados. Por isso, apreciar boas canções pode ser um ótimo caminho para aproximar os leitores da linguagem poética.
  6. Poemas possibilitam a construção de imagens, jogos de associações de palavras e metáforas. Eles desenvolvem um olhar curioso sobre o mundo.  “A poesia faz ver, dá a ver os textos, dá a ver o que se lê.”*
  7. A leitura desses textos obriga o leitor a refletir sobre a melodia, a cadência e as pausas na construção de sentido,  ajudando-o a dominar ritmos fundamentais, como o da respiração, por exemplo.
  8. Poemas exploram de maneira muito inteligente a disposição da palavra no espaço do papel. Neles, os leitores podem aprender que nos textos literários não só conteúdo, mas também a forma tem muito a dizer.
  9. A leitura em voz alta de poemas desenvolve a atenção a aspectos da oralidade (entonação, acentuação e ritmo) que são fundamentais nas situações de uso da fala em público.
  10. Por fim, ler poemas pode ser uma ótima oportunidade de mostrar às crianças que as palavras são como brinquedos. E tal qual as peças de um jogo de montar, basta apenas combiná-las de diferentes maneiras para que a magia da linguagem aconteça!

Para conhecer algumas dicas de livros de poemas para leitores de todas as idades, a equipe da Taba preparou uma seleção especial de títulos desse gênero.

Confira clicando aqui.

* JEAN, George. Actes de la scéance. 13-4 juin.1979. In. Coloque de Paris. Apprentissage et pratique de la lecture à l’école. Paris, 1979.p,87.

visualizar as imagens do texto no link:

http://ataba.com.br/por-que-e-tao-importante-ler-poemas-para-criancas-2

 

 

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.