As crianças podem fazer uma dieta vegetariana saudável?

Maio 6, 2016 às 9:00 pm | Publicado em A criança na comunicação social | Deixe um comentário
Etiquetas: , , ,

555398

Deixar de comer carne, ovos… É cada vez maior o número de famílias que adoptou ou quer adoptar uma alimentação mais saudável. Algumas optam pela comida vegetariana ou com grande base nos vegetais. Mas as dúvidas que têm são muitas, sobretudo se as crianças devem ter este tipo de alimentação. Por isso, a Direção-Geral de Saúde (DGS), do Ministério da Saúde, decidiu lançar um guia prático, a Alimentação Vegetariana em Idade Escolar.

Adoptar uma alimentação vegetariana é melhor para a saúde? Pedro Graça, director do Programa Nacional para a Promoção de Alimentação Saudável, defende que qualquer alimentação, seja ou não vegetariana, é “igualmente saudável quando bem feita”.

Assim, este livro – que pode ser descarregado a partir da Internet  – propõe sugestões de alimentos e explica os nutrientes necessários nos primeiros anos de vida, não descartando a importância dos produtos nacionais, de proximidade e sazonais com o objectivo de promover a economia portuguesa. “Quanto mais frescos os alimentos, mais propriedades nutricionais têm”, sublinha Pedro Graça ao Life&Style.

Fica mais caro fazer uma dieta vegetariana? O especialista diz que “não é mais cara do ponto de vista estritamente económico”. No entanto, pode ser considerada mais dispendiosa, devido ao investimento inicial de “conhecimentos culinários, da diversidade e da compra de produtos frescos regularmente”.

Muitas vezes os mais pequenos franzem o nariz aos vegetais e põem-nos de lado porque não gostam, mas até isso, Pedro Graça desdramatiza, defendendo que as cores dos legumes e os seus sabores são agradáveis para as crianças.

Este é um livro que não é de receitas, mas que tem, no seu final, um exemplo de ementa. No futuro, a equipa da DGS não põe de lado fazer uma nova edição com ideias de pratos a confeccionar.

 

Vera Fortuna para o Público, em 15 de Abril de 2016

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: