Os menus ideais para as crianças de cinco anos

Novembro 12, 2015 às 6:00 am | Publicado em Uncategorized | Deixe um comentário

Texto do i de 17 de outubro de 2015.

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Marta Cerqueira

Pedimos ao pediatra Mário Cordeiro e à médica dedicada à investigação na área da alimentação Ana Macedo para elaborarem a ementa que estaria mais perto do ideal para uma criança de cinco anos.

Mário Cordeiro

Pediatra

O pediatra aponta como principal erro na alimentação das crianças portuguesas a falta de pequeno-almoço, as poucas refeições e os excessos cometidos à mesa. É a favor de uma dieta equilibrada e dividida ao longo do dia.

Pequeno-almoço

•  ‑Leite sem açúcar com pão integral com doce light ou •  ‑Iogurte magro e pão integral com fiambre de aves

merenda

•  ‑Iogurte e uma peça de fruta

almoço

•  ‑Sopa sem batata (comida à colher e não bebida)

•  ‑Carne com um pouco de arroz acompanhada de legumes

•  ‑Peça de fruta

lanche

•  ‑Leite ou iogurte com pão (preferir sempre rechear com doce light, salsichas ou fiambre de aves, queijo ou requeijão magro)

jantar

•  ‑Sopa sem batata (comida à colher e não bebida) •  ‑Peixe com um pouco de batata acompanhado de legumes

•  ‑Peça de fruta

Ceia

•  ‑Chá de camomila e uma ou duas bolachas, de preferência integrais

DICAS

•  ‑Preferir sempre carne de aves e queijo magro

•  ‑Usar adoçante e não açúcar

•  ‑Para evitar a recusa de legumes, salteá-los com alho e azeite ou juntar um pouco de ketchup, maionese magra ou outro molho, desde que seja em poucas quantidades

•  ‑A sopa deve ser comida à colher e não bebida

Ana Macedo

médica e investigadora

Para a médica, não há fórmulas ideais, até porque existem hábitos de outras culturas que são igualmente saudáveis. Mesmo assim, Ana Macedo defende o consumo de três peças de fruta por dia e a redução do consumo de proteínas.

Pequeno-almoço

•  ‑Taça de leite com cereais pouco açucarados

•  ‑Iogurte e um pão com fiambre

merenda

•  ‑Peça de fruta e meio pão

almoço

•  ‑Sopa

•  ‑Vegetais, peixe e arroz

•  ‑Peça de fruta

lanche

•  ‑Peça de fruta e meio pão

jantar

•  ‑Sopa

•  ‑Vegetais, carne e massa

•  ‑Peça de fruta

DICAS

•  ‑Apesar de não ser um hábito português, a fruta deve ser incluída no pequeno-almoço

•  ‑O prato deve ser dividido em três, com os vegetais a ocupar metade do prato e as proteínas a ficar com o espaço mais reduzido

•  ‑As crianças devem comer num prato mais pequeno. Assim é mais fácil ter noção das quantidades

•  ‑A quantidade de proteína deve ser reduzida. Se um bife para um adulto deve ter o tamanho de um baralho de cartas, o de uma criança deve ter metade desse tamanho

•  ‑A sopa é a forma mais fácil de consumir legumes. Mas isso não invalida que sejam servidos legumes inteiros como acompanhamento. É importante que as crianças se habituem a novos sabores

 

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