Luz do sol protege olhos das crianças

Outubro 27, 2015 às 8:00 pm | Publicado em Estudos sobre a Criança | Deixe um comentário
Etiquetas: , , , , , , , ,

texto da Pais & Filhos de 23 de setembro de 2015.

Os estudos citados na notícia são os seguintes:

Effect of Time Spent Outdoors at School on the Development of Myopia Among Children in China A Randomized Clinical Trial

Prevention of Myopia in Children

baby blick

A luz do Sol pode ser determinante para a manutenção de uma boa saúde ocular infantil, afirmam investigadores dinamarqueses, para quem um período de 40 minutos diários a brincar na rua corta significativamente o risco de desenvolvimento de doenças como, por exemplo, a miopia.

De acordo com investigações recentes, o número de casos de miopia infantil e juvenil tem vindo a aumentar significativamente ao redor do mundo. E em zonas como a Europa, o Médio Oriente ou a China o fenómeno é especialmente patente, com cerca de 80 por cento dos estudantes das regiões chinesas do sul a apresentarem sintomas míopes.

De recordar que na base da miopia está o facto de o globo ocular crescer em demasia, o que leva à incapacidade de focar a média e longa distância. Segundo o estudo citado no jornal científico “JAMA”, a luz do sol é determinante para um crescimento normal dos olhos, o que significa que a exposição moderada e regular aos raios solares poderá servir de agente “normalizador” e travar a miopia em cerca de um quarto dos casos.

Para além do aumento do tempo passado no recreio exterior, os cientistas também avançam com outras estratégias para combater a “epidemia de miopia”. São os casos da prática desportiva regular aos fins-de-semana e nas férias escolares, centrada no contacto com a luz solar.

 

 

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: