86% dos jovens portugueses usam a internet todos os dias

Junho 4, 2015 às 8:02 am | Publicado em Estudos sobre a Criança | Deixe um comentário
Etiquetas: , , , , , , , ,

Notícia do Observador de 15 de maio de 2015.

O estudo  citado na notícia é o seguinte:

EMPREGO, MOBILIDADE, POLÍTICA e LAZER: SITUAÇÕES E ATITUDES DOS JOVENS PORTUGUESES NUMA PERSPECTIVA COMPARADA

Milton Cappelletti

Catarina Falcão

Apenas 2,1% dos jovens entre os 15 e os 24 anos dizem nunca ter acedido à internet. Para além de consultar as redes sociais, os jovens procuram informação sobre eventos e falam no Skype.

Se tem entre 15 e 34 anos e está a ler esta notícia é mais provável que seja mulher, tenha formação superior, já trabalhe e viva confortavelmente com o seu rendimento atual. É esse o retrato que o estudo “Lazer, Emprego, Mobilidade e Política” encomendado pela Presidência da República indica sobre os jovens que lêem notícias e artigos na internet, uma atividade que 34,2% dos jovens portugueses dizem fazer com regularidade. Entre os mais jovens, 86,9% dos jovens dizem aceder todos os dias à internet, especialmente para comunicar nas redes sociais.

Mais de três quartos de todos os jovens portugueses vão diariamente à internet e entre os mais novos, com idade entre os 15 e os 24 anos, há 86,9% que afirmam aceder à rede todos os dias. Apenas 1,2% das pessoas entre os 15 e os 24 anos dizem nunca ter acedido à internet. Esta percentagem sobe para os 8,4% quando se fala de jovens entre os 25 e os 34 anos. Mas o que é que os jovens fazem na internet?

Infografia no link:

http://e.infogr.am/internet_jovens-0?src=embed

A prioridade na consulta da internet é claramente as redes sociais. 91,9% dos jovens dos 15 aos 24 utiliza-a diariamente para isso. A seguir fazem a consulta e envio dos seus e-mails, procuram informações, falam por Skype, jogam computador e ouvem música. Uma tendência que separa os jovens mais novos e os jovens entre os 25 e 34 é a maneira como os primeiros vêm mais televisão através de streaming na internet. Também são os mais novos que fazem mais downloads de música e filmes.

Na internet, os homens jogam mais jogos de computador e fazem mais downloads. Já as mulheres destacam-se por ler mais artigos e notícias e estarem mais atentas aos blogs. Também são as mulheres que compram mais online, mas a diferença é muito pouca em relação ao homens (21,8% dos homens e 22% as mulheres).

Infografia: Milton Cappelletti

 

 

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: