Comunicado da Direção do IAC – Dia Mundial do Brincar 28 de Maio

Maio 27, 2015 às 4:00 pm | Publicado em Divulgação | Deixe um comentário
Etiquetas: , , , , , ,

logo

 

 

 

 

 

Press Release

DIA MUNDIAL DO BRINCAR

28 DE MAIO

Desde a sua criação, em 1983, que o Instituto de Apoio à Criança (IAC) considerou da maior importância o lúdico na vida da criança.

A Convenção sobre os Direitos da Criança veio consagrar no artigo 31º o “Direito de Brincar” e o IAC tem procurado ajudar a cumprir esse direito da criança, que a ajuda a crescer e a desenvolver-se de forma saudável e feliz.

Temos a convicção que a fruição deste direito é fundamental para o desenvolvimento integral da criança, já que através do Brincar a criança atribui significados, comunica, compreende os outros, aprende a respeitar regras, inventa, constrói vezes sem fim numa reconstrução permanente.

BRINCAR é uma linguagem universal facilitadora de vivências em comum, implica o prazer de estar livre para descobrir novos significados, não é uma atividade neutra, mas sim a expressão de valores e de sentimentos, e porque é agradável, porque diverte, porque favorece a evasão e a criatividade, é imprescindível à saúde mental das pessoas e dos grupos.

BRINCAR é, na verdade, uma coisa muito séria.

Tão séria que foi criado o Dia Mundial do Brincar (World Play Day), comemorado a 28 de maio em 25 países, por iniciativa da International Toy Library Association (ITLA), que o IAC integra, desde 1990.

Em Portugal, o Sector da Actividade Lúdica do Instituto de Apoio à Criança tem promovido nos últimos anos a comemoração deste dia e para 2015 lançámos o mote “Brincar a sério” e desafiamos não só Ludotecas e Espaços Lúdicos a comemorar o Dia, mas também todo e qualquer cidadão que queira juntar-se a nós na Defesa do Direito do Brincar de norte a sul e regiões autónomas.

Foram lançados vários projetos em simultâneo, nomeadamente, nas escolas e jardins-de-infância, nas ludotecas e nas empresas.

Até ao momento, juntaram-se ao IAC nesta iniciativa mais de 70 instituições (públicas e privadas), entre elas, empresas também. Porque brincar não tem idade, hora ou local!

Para esta iniciativa contamos com vários parceiros, nomeadamente a Associação “Bairro do Amor” e a “Hi- Interactive”.

Pode ter informações adicionais, acompanhar as diferentes atividades que estão a ser realizadas de norte a sul do país e ilhas e juntar-se a este movimento em www.iacrianca.pt/diamundialdobrincar, em www.facebook.com/diamundialdobrincar e ver o vídeo promocional da iniciativa em

https://www.youtube.com/watch?v=dFglXiQtWoE

A Direção

Lisboa, 26.05.2015

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: