Look at Me ajuda crianças autistas a comunicarem

Março 10, 2015 às 12:00 pm | Publicado em A criança na comunicação social | Deixe um comentário
Etiquetas: , , , , , , ,

notícia do site http://pplware.sapo.pt de 21 de fevereiro de 2015.

Criado por Vítor M.

São muitas as crianças um pouco por todo o mundo que sofrem de uma disfunção global do desenvolvimento denominada de autismo. Esta disfunção afecta a capacidade destas crianças se comunicarem com outras pessoas.

Um dos factos mais curiosos sobre este transtorno é que normalmente estas crianças gostam de utilizar novas tecnologias como computadores, tablets ou até smartphones, o que pode ser benéfico, pois pode ajudá-las a conseguir comunicar com o mundo.

Look at Me é uma app que ajuda crianças autistas a comunicarem.

look

Como referimos anteriormente o Autismo é uma disfunção global do desenvolvimento que afecta milhares de crianças em todo o mundo e foi com o objectivo de ajudá-las a melhorar a forma como comunicam com o mundo que a empresa sul-coreana Samsung criou a aplicação Look at Me.

Esta aplicação tem como finalidade ensinar as crianças a manter contacto com outras pessoas através do olhar, sendo esta uma das dificuldades que afecta uma grande parte da criança autista.

setgo

O lançamento desta aplicação surge poucas semanas depois da Google e do grupo Autism Speaks terem anunciado o projecto MSSNG, projecto este que procura desenvolver a maior base de dados do mundo com informação sobre sequência genómica de crianças que sejam portadoras deste transtorno e também das suas famílias. Todos estes dados que serão recolhidos irão ser armazenados na plataforma na nuvem da Google e estará acessível aos cientistas que necessitem desses dados para conduzir as suas pesquisas.

Look at Me já está disponível na Google Play e foi desenvolvido por vários médicos e professoras da Seoul National University Bundag Hospital e da Yonsei University Department of Psychology. Quanto ao seu funcionamento, esta aplicação utiliza fotografias, usa também uma tecnologia de reconhecimento facial e uma série de jogos, de modo a ajudar as crianças a ler emoções, melhorando desta forma a sua comunicação com outras pessoas.

vídeo – http://videos.sapo.pt/zMQLoMc1tpeibTA2bh03

A equipa que desenvolveu este projecto testou esta aplicação com 20 crianças e afirma que 60 por cento das mesmas apresentaram uma melhoria significativa no que diz respeito ao contacto visual com outras pessoas.

descarregar a aplicação gratuita no link:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.samsung.lookatme

Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM

 

 

 

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: