Afinal, quantas horas devemos dormir por noite?

Fevereiro 11, 2015 às 1:00 pm | Publicado em Divulgação | Deixe um comentário
Etiquetas: , , ,

texto da Visão de 8 de fevereiro de 2015.

Mais informações no link:

http://sleepfoundation.org/how-sleep-works/how-much-sleep-do-we-really-need

Especialistas recomendam oito horas de sono por noite, mas na realidade, depende da sua idade.

Um novo estudo lançado pela Fundação Nacional de Sono dos Estados Unidos revelou quanto tempo devemos dormir por noite. Especialistas recordaram que uma noite bem dormida é essencial para a saúde e que não cumprir esse período de descanso poderá conduzir a diversas complicações de saúde.

Horas de sono ideais conforme as idades:

De 0 a 3 meses

O tempo ideal de sono são 14 a 17 horas por dia, apesar de alguns bebés só precisarem de 11 e outros mais de 19. A razão por detrás desta elevada quantidade de horas prende-se no facto de que dormir liberta hormonas de crescimento cruciais para o desenvolvimento físico.

De 4 a 11 meses

Após 4 meses de vida, os bebés começam finalmente a estabelecer um padrão social de sono mais constante, dormindo menos sestas e por vezes dormindo a noite toda. Por isso mesmo, o período de sono ideal são 15 horas, apesar de também aguentarem apenas 10. A razão de precisarem ainda de tanto sono? O seu sistema imunitário está a começar a desenvolver-se e dormir ajuda bastante no crescimento das defesas.

De 1 a 2 anos

Idealmente, 12 a 15 horas. Qualquer período abaixo de 10 horas poderá tornar a criança hiperativa. Alguns estudos chegam mesmo a confirmar que algumas crianças que sofrem de Distúrbio de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) poderão só precisar de mais umas horas de sono.

De 3 a 5 anos

Crianças desta idade necessitam de 10 a 13 horas por noite, e nunca menos de 8 horas. Se dormirem menos que isso, poderão desenvolver problemas comportamentais. Um estudo realizado pelo Escola da Universidade de Londres confirmou que crianças que não dormem a quantidade de horas recomendadas poderão ter dificuldades emocionais e problemas com os colegas na escola.

Dos 6 aos 13 anos

Um psicólogo que testou 80 crianças de 10 anos concluiu que as dormem mais tempo, são mais espertas. Ao fim de três noites com padrões de sono distintos, o psicólogo testou a sua capacidade de aprender e os que dormiram menos ficaram dois anos ‘atrasados’ nos testes mentais realizados. O tempo ideal? 9 a 11 horas por noite, podendo descer até 7 e, em alguns casos, ultrapassar as 12.

Dos 14 aos 17 anos

Afinal, a disposição e preguiça dos adolescentes em geral tem uma explicação. Com a chegada da puberdade, o corpo começa a passar por muitas mudanças e nestas idades, é importante descansar as horas necessárias para o corpo libertar a quantidade essencial de hormonas, senão a falta de sono irá refletir-se no humor. E são precisas, pelo menos, 8 a 10 horas por noite. No entanto, com o desenvolvimento das tecnologias, os adolescentes estão a prejudicar os seus padrões de sono com uma frequência cada vez maior, pois a luz emitida pelos dispositivos tecnológicos utilizados dificulta a libertação de melatonina pelo cérebro, a hormona que promove o sono.

Dos 18 aos 25 anos

O ideal são 7 a 9 horas por noite, apesar de 6 horas, por vezes, serem suficientes. Nesta altura da vida, o maior impacto da falta de horas de sono reflete-se nos homens, já tendo sido confirmado que se não dormirem o suficiente, a sua contagem de esperma poderá reduzir para um terço.

Dos 26 aos 64 anos

Apesar de, nesta altura da vida, já normalmente existirem famílias e carreiras que dificultam as horas de sono, é igualmente importante dormir entre 7 e 9 horas, podendo sempre descer para as 6. Se esta rotina não for cumprida, poderá surgir um leque variado de problemas de saúde, entre os quais ataques cardíacos, obesidade, diabetes, ansiedade, depressão, problemas cardíacos e cancro.

Mais de 65 anos

Apesar de ainda não se saber a razão, a maioria das pessoas idosas tem uma maior dificuldade de dormir à noite. Seja a que hora for, é necessário dormir entre 7 a 8 horas por noite para excluir a possibilidade de desenvolvimento de doenças como a demência, mas alguns idosos dormem apenas 5 horas, enquanto outros precisam de 9.

 

 

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: