Pais “insensíveis”, filhos mais expostos a maus conteúdos

Outubro 30, 2014 às 1:00 pm | Publicado em Estudos sobre a Criança | Deixe um comentário
Etiquetas: , , , , , , , , , , ,

Texto da Pais & Filhos de 27 de outubro de 2014.

O estudo citado na notícia é o seguinte:

Parental Desensitization to Violence and Sex in Movies

À medida que os adultos ficam cada vez menos afetados por conteúdos audiovisuais “pesados” – como, por exemplo, cenas de violência e sexo no cinema e na televisão – mais riscos correm as crianças de serem expostas a este tipo de materiais, sem qualquer filtro.

Um trabalho realizado pela Universidade da Pensilvânia (EUA) expôs mil adultos, com filhos entre os seis e os 17 anos, a conteúdos audiovisuais deste tipo, com cenas crescentemente chocantes. Os resultados mostram que pais e mães mostraram-se cada vez menos incomodados, à medida que o tempo passava, e também mais permeáveis a deixar os filhos assistirem às imagens perturbadoras.

“Esta rápida mudança de atitude foi surpreendente”, admitiu o líder da investigação, Daniel Romer. “Assistimos a uma ‘dessensibilização’ adulta impressionante”, acrescentou durante uma entrevista dada ao jornal “Pediatrics”. O mesmo especialista diz suspeitar que os crescentes níveis de violência a que se assiste nos filmes para menores de 12 anos têm também este fenómeno na sua base. “As pessoas que classificam as películas podem também estar já a sofrer desta mesma ‘dessensibilização’”, afirmou.

Daniel Romer recorda que a exposição de crianças, em especial antes da adolescência, a conteúdos violentos e sexuais pode ter efeitos no comportamento dos mais novos. Mas reconhece que ainda não é claro se esses efeitos são diferentes conforme o tipo de cenas. “Não é claro se ver um robô a ser destruído ou uma pessoa a ser atingida por um tiro é processado pela criança do mesmo modo. O melhor mesmo será os pais avaliarem bem a que tipo de mensagem querem que as suas crianças fiquem expostas mesmo que, pessoalmente, nem pestanejem perante as imagens”, conclui.

 

 

 

 

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: