Violência mata uma criança a cada cinco minutos

Outubro 24, 2014 às 6:00 am | Publicado em A criança na comunicação social | Deixe um comentário
Etiquetas: , ,

notícia da Rádio Renascença de 21 de outubro de 2014.

“Estamos a descobrir que as crianças experimentam a violência na dia-a-dia, em todo o lado”, não apenas em zonas de guerra, afirma a directora para a protecção da infância da UNICEF.

Uma criança morre vítima de violência a cada cinco minutos em todo o mundo, alerta o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Num relatório divulgado esta terça-feira, a UNICEF estima que 345 crianças sejam mortas diariamente em situações violentas.

As regiões em guerra nem são o principal cenário destas mortes. Cerca de 75% dos casos acontecem em países sem qualquer conflito bélico.

“Nós estamos a descobrir que as crianças experimentam a violência na dia-a-dia, em todo o lado”, afirma a directora para a protecção da infância da UNICEF, Susan Bissell.

O relatório denuncia o caso de países em que a redução da mortalidade infantil, conseguida graças a progressos alimentares e na saúde, está a ser revertida pelas mortes violentas.

No Brasil, por exemplo, o número de crianças com menos de cinco anos que morrem de doenças que podem ser prevenidas baixou desde o ano 2000, mas quase 15 mil perderam a vida em situações violentas durante a adolescência.

O perigo está nas ruas, mas não só. Milhares de crianças estão vulneráveis a abusos físicos, sexuais e emocionais nas suas casas, escolas e comunidades.

“A saúde física e mental das crianças está a sofrer danos permanentes todos os dias por causa da violência”, refere a directora de campanhas da UNICEF do Reino Unido.

Leah Kreitzman acrescenta que muitas famílias já nem fazem queixa às autoridades porque sabem que não vão ser ajudadas, o que cria um clima de impunidade.

Exemplo disso é o que se passa no Quénia, onde uma em cada três raparigas e um em cada seis rapazes são vítimas de violência sexual, mas só 1% dos casos são reportados à polícia.

 

 

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: