Estudo de Adaptação Parental à Perda de um Filho: pedido de colaboração

Outubro 20, 2014 às 6:00 am | Publicado em Divulgação, Estudos sobre a Criança | Deixe um comentário
Etiquetas: , , , ,

Interdependência diádica após a morte de um filho: Influência de fatores individuais e interpessoais no ajustamento individual e conjugal

PROJETO DE INVESTIGAÇÃO

No presente estudo estamos a recrutar homens e mulheres (com idade igual ou superior a 18 anos) que tenham perdido um filho

No contexto deste trabalho, será também possível e importante a recolha de informação sobre ambos os membros do casal, de forma emparelhada. Se ambos os membros do casal estiverem dispostos a participar devem, para o efeito, criar uma identificação para o casal, que permita o posterior emparelhamento da informação. Ou seja, se um dos elementos usar, por exemplo, o código “AJS9”, o outro deverá usar também este mesmo código. Por favor, utilize um código com pelo menos 3 letras e um número. A identificação do casal deverá ser inserida no campo “código de casal”.

Todo o estudo decorrerá segundo os princípios éticos internacionais aplicados à investigação em Psicologia, particularmente no que se refere à confidencialidade da informação recolhida.

 Quais são os objetivos deste estudo?

Este estudo procura conhecer os principais desafios e experiências, mas também os principais recursos, dos pais que perderam um filho.

 Como pode participar?

A sua participação no estudo consiste no preenchimento de um conjunto de questões simples, de resposta rápida, anónimas e confidenciais sobre si e a sua experiência de luto. Nos questionários que compõem a bateria de avaliação não existem respostas certas nem erradas. O importante é que responda a todas as questões com calma e sinceridade.

O preenchimento do presente questionário poderá constituir uma experiência difícil para os participantes, na medida em que poderão ser ativadas emoções e memórias dolorosas. Pode também constituir um momento de crescimento pessoal, pois promove a reflexão sobre a sua experiência e o modo como tem lidado com a sua perda.

 Instruções de utilização: Pode, em qualquer momento e por qualquer motivo, desistir de colaborar neste projeto (encerrando, para isso, a janela). Se começar a preencher o questionário e decidir retomá-lo numa outra altura, poderá clicar em “continuar mais tarde”.

 Confidencialidade

Todos os dados recolhidos são estritamente confidenciais. Em nenhuma circunstância serão divulgados dados pessoais ou as respostas aos questionários. O anonimato será sempre garantido. Os dados recolhidos serão utilizados apenas para fins de investigação, tendo apenas valor coletivo. 

 

A informação recolhida no estudo beneficiará, no futuro, pessoas com uma experiência semelhante à sua.

Só conhecendo de forma mais aprofundada a sua experiência poderemos desenvolver um acompanhamento psicológico mais direcionado para as suas principais necessidades.

 

Este estudo está a ser desenvolvido no âmbito da Linha de Investigação “Relações, Desenvolvimento & Saúde” da Faculdade de Psicologia e de Ciências das Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC) e do Programa Inter-Universitário de Doutoramento em Psicologia Clínica – Psicologia da Família e Intervenção Familiar [Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FP-UL) e FPCE-UC], sob a orientação do Prof. Doutor Marco Daniel de Almeida Pereira (FPCE-UC) e da Prof. Doutora Isabel de Santa Bárbara Narciso Davide (FP-UL). O projeto é apoiado por uma bolsa de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) (SFRH/BD/86223/2012).

Demorará aproximadamente, 30 minutos a responder a este questionário.

através do endereço: http://www.fpce.uc.pt/limesurvey/index.php/survey/index/sid/485592/lang/PT

 

Muito obrigada pela sua colaboração!

 Assim que forem concluídos os estudos individuais será publicado um resumo dos resultados no seguinte website: http://www.fpce.uc.pt/saude/

Se tem questões adicionais acerca desta investigação, por favor, contacte a investigadora responsável:

Mestre Sara Albuquerque

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

Telefone: 239 851450 / Fax: 239 851465
Email: saramagalhaes9@msn.com

https://www.facebook.com/perdadeumfilho

 

 

 

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: