Apenas um refrigerante por dia pode danificar a memória dos adolescentes

Agosto 3, 2014 às 4:00 pm | Publicado em Estudos sobre a Criança | Deixe um comentário
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Noticia da Visão de 30 de julho de 2014.

O estudo mencionado na notícia é o seguinte:

Drinking sugar-sweetened beverages during adolescence impairs memory

Um estudo descobriu que as bebidas muito açucaradas podem afetar a capacidade de aprendizagem dos jovens

O estudo desenvolvido na Universidade do Sul da Califórnia descobriu que apenas um refrigerante por dia pode danificar a memória dos adolescentes, prejudicando a atividade cerebral e afetando a sua capacidade de aprendizagem. 

“Os nossos resultados revelam que o consumo de bebidas com açúcar estão a interferir com a capacidade de funcionamento normal do nosso cérebro, e a memória de informações importantes do dia a dia, pelo menos quando consumidas em excesso antes da idade adulta”, diz Scott Kanoski, da Universidade.

Durante o estudo, ainda só com ratos, os adultos e adolescentes tiveram acesso diário a bebidas com açúcar. Os adultos não mostraram alterações a nível cerebral, mas o desempenho dos ratos adolescentes, o desempenho nos testes de capacidade de aprendizagem e memória foi inferior.

 

Internet e dependência : como identificar e combater o problema

Agosto 3, 2014 às 1:00 pm | Publicado em Divulgação | Deixe um comentário
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Texto do Facebook da Internet Segura de 21 de julho de 2014.

Internet Segura

Certamente que já teve oportunidade de ler outras publicações sobre esta temática. Uma das chaves que determina o sucesso com que utiliza a Internet passa por não se tornar dependente desta ferramenta. É por isso importante que mantenha um equilíbrio entre a sua vida pessoal e a sua vida online.

Tenha especial atenção se verificar sinais de dependência nos mais novos. Partilhe esta informação com os seus familiares e amigos.

COMO IDENTIFICAR SINAIS DE DEPENDÊNCIA?

Sugerimos que tome algumas precauções caso detete alguns dos sintomas abaixo:

– Ouvir sons de aviso de chats de conversação, mesmo quando se encontrar longe de dispositivos de comunicação;

– Ficar nervoso por ir para um lugar sem cobertura de Wi-Fi/rede móvel e sentir alívio quando volta a ter sinal de Wi-Fi/rede móvel;

– Perder muito tempo a olhar compulsivamente para o seu computador ou telemóvel para verificar se foi contactado por alguém;

– Ficar impaciente se está muitas horas sem consultar o seu e-mail ou redes sociais.

DICAS PARA SUPERAR ESTA DEPENDÊNCIA:

– Obtenha suporte dos seus amigos e familiares, perguntando como se sentem face ao tempo que gasta na Internet. Face a este feedback, peça-lhes a sua opinião se deve ou não regular a sua utilização da Internet;

-Crie uma lista de coisas que deixou de fazer pelo tempo que gastou na Internet. Inclua nessa lista as pessoas com quem deixou de contactar, bem comos os hobbies, interesses, desportos e outras atividades que possam ter sido afetadas. Reveja o custo/benefício de passar tanto tempo online e verifique se está satisfeito com o que “sacrificou” para estar mais tempo online;

– Coloque um limite no tempo em que pode estar online. Utilize ferramentas como a “KeepMeOut” (
http://keepmeout.com/en/) para o avisar quando está a exceder o limite de tempo para visitar um website. Relembre-se que 60 a 90 minutos por dia deverá ser mais do que suficiente para se atualizar e que deverá ir reduzindo cada vez mais o tempo que passa online;

– Desative as notificações do seu computador e telemóvel;

– Caso se sinta tentado a verificar constantemente as redes sociais, e-mail e outros serviços online, remova a aplicação.

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