Só daqui a 70 anos é que todas as crianças terão acesso ao ensino

Fevereiro 7, 2014 às 7:00 pm | Publicado em Relatório | Deixe um comentário
Etiquetas: , , ,

Notícia da TSF de 29 de janeiro de 2014.

A previsão consta de um relatório da UNESCO, o organismo da ONU para a Ciência, Educação e Cultura, divulgado esta quarta-feira na Etiópia.

São dados «chocantes», na opinião da autora do relatório que fala numa crise global de aprendizagem.

57 milhões de crianças em todo o mundo continuam sem ir à escola e pelas contas da UNESCO, apenas em 2086, daqui a 70 anos poderá ser garantido o acesso ao ensino básico.

O relatório divulgado esta manhã em Adis Abeba, na Etiópia, confirma que a África sub-saariana é a mais problemática, com a Nigéria a deter o recorde de crianças que não chegam à primária. Cerca de metade dos problemas tem a ver com a violência e conflitos regionais.

O relatório da UNESCO diz que até se fizeram progressos desde 2000, mas essa evolução parou em 2008, com a crise. E o que é mais preocupante – os apoios à educação estão a diminuir em vez de crescer e a ajuda que existe não está a ser canalizada para os países mais pobres.

O relatório aponta ainda a diferença entre sexos – as meninas têm menos probabilidade de frequentar a escola e no caso delas, a expectativa é que apenas no próximo século, em 2111, as mais pobres consigam chegar ao ensino secundário.

Nos países com mais dificuldades, a UNESCO calcula que uma em cada quatro crianças não consegue ler uma única frase.

Cristina Lai Men

 

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: