Psicologia da crianças para professores e educadores – Formação Contínua

Janeiro 14, 2014 às 12:00 pm | Publicado em Divulgação | Deixe um comentário
Etiquetas: , , , ,

ispa

Objectivos 

Conhecer algumas teorias explicativas fundamentais do desenvolvimento psicológico da criança

Identificar as principais áreas do desenvolvimento abordadas no estudo psicológico da criança

Descrever os aspectos psicológicos no desenvolvimento afectivo, físico, social e cognitivo da criança

Programa 

ASPECTOS TEÓRICOS DO ESTUDO PSICOLÓGICO DA CRIANÇA (3h) – Como estudar a criança? Modelos teóricos: Piaget e Vygotsky. Princípios e sua fundamentação. Aspectos gerais e áreas fundamentais do desenvolvimento

DESENVOLVIMENTO AFECTIVO (6h) – A construção do Self. Desenvolvimento da personalidade. Desenvolvimento psico-sexual

DESENVOLVIMENTO FÍSICO (3h) – Desenvolvimento sensorial. Desenvolvimento motor. Desenvolvimento psicomotor

DESENVOLVIMENTO SOCIAL (6h) – Interacções. Relações de amizade, cooperação e competição. Desenvolvimento sócio-moral. Autonomia e dependência. Competências sociais e comunicativas. A escola como contexto de desenvolvimento

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO (12h) – Linguagem. Memória. Funções executivas. Atenção/concentração. Capacidades visuo-construtivas/perceptivas. Noções temporo-espaciais. Leitura e escrita. Matemática. Desenho

Metodologias 

Exposições teórico-práticas, discussão em grupo

Duração 

30 horas

Formadores

Miguel da Mata Pereira

(Doutorado em Ciências da Educação e da Formação, Universidade de Toulouse 2, le Mirail)

Calendarização

Fevereiro 7, 2014 – 14 Março 2014

mais informações aqui

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: