Campanha para escolarizar um milhão de crianças começa hoje na Somália

Setembro 17, 2013 às 6:00 am | Publicado em A criança na comunicação social | Deixe um comentário
Etiquetas: , , , , ,

Notícia da RTP Notícias de 8 de setembro de 2013.

A Press Release da Unicef citada na notícia é a seguinte:

Massive campaign to get one million Somali children into school to be launched

Lusa

As autoridades somalis lançaram hoje uma campanha para que um milhão de crianças deste país devastado pela guerra vá à escola, anunciou a UNICEF, a organização das Nações Unidas para a infância.

A iniciativa “Go 2 School” (“Ir à escola”) foi lançada simultaneamente na capital, Mogadíscio, tal como em Hargeisa e em Garowe, as duas maiores cidades nas regiões do Norte, respetivamente, na região autónoma da Somalilândia e em Puntland, semiautónoma.

A campanha, que terá a duração de três anos, “visa dar a oportunidade de estudar a um quarto dos jovens que atualmente estão fora do sistema escolar”, segundo a UNICEF.

Com um custo total estimado de 117 milhões de dólares (89 milhões de euros), o projeto inclui a construção e a renovação de escolas, recrutamento e formação de professores, formação técnica e profissional para os alunos mais velhos e programas especiais para as comunidades nómadas.

A taxa de escolarização neste país do Corno de África, que está a esforçar-se para ultrapassar vinte anos de guerra civil, está entre as mais baixas do mundo, de acordo com a UNICEF, que precisa que apenas quatro em cada dez crianças vão à escola.

Muitas crianças começam a escola primária muito mais tarde do que a idade prevista de seis anos e muitas mais abandonam a escola cedo.

“A educação é a chave para o futuro da Somália, que já perdeu pelo menos duas gerações. Uma juventude instruída é uma das melhores contribuições para a manutenção da paz e da segurança na Somália”, disse o representante da UNICEF na Somália, Sikander Khan.

 

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: