Ação de Formação Dislexia: avaliação e intervenção

Julho 3, 2013 às 6:00 am | Publicado em Divulgação | Deixe um comentário
Etiquetas: , ,

ispa

Objectivos 

Identificar sinais de alerta e principais manifestações

Desenvolver as competências de avaliação e intervenção clínica e educativa de crianças dislexia

Competências 

Saber identificar crianças disléxicas

Usar instrumentos de avaliação psicológica na dislexia

Utilizar métodos e técnicas de intervenção psicológica na dislexia

 Programa 

Conceito de dislexia (1h) – História e evolução do conceito. Definição de dislexia

Diagnóstico de dislexia (5h) – Psicolinguística e neuropsicologia. Sinais de alerta na infância e idade escolar. Critérios de diagnóstico. Tipologias da dislexia

Etiologia da dislexia e perturbações associadas (2h) – Prevalência da dislexia. Etiologia: factores genéticos, neurológicos, psicolinguísticos, etc. Problemáticas emocionais associadas. Outras perturbações associadas: disortografia, discalculia, PHDA

Avaliação da dislexia (4h) – Instrumentos de avaliação: intelectual e cognitiva; percepção e memória; fonológica e psicolinguística; neuropsicológica; psicopedagógica; provas de avaliação específica da dislexia

Intervenção reeducativa (4h) – Métodos, estratégias e técnicas de intervenção reeducativa na dislexia

Medidas educativas especiais (2h) – Aplicabilidade de medidas educativas especiais. CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade

Calendarização

Sexta, Julho 12, 2013 – 18:30 – 22:30

Sábado, Julho 13, 2013 – 09:30 – 13:00

Sábado, Julho 13, 2013 – 14:00 – 17:30

Sábado, Julho 20, 2013 – 09:30 – 13:00

Sábado, Julho 20, 2013 – 14:00 – 17:30

 

Mais informações Aqui

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: