Dia Mundial da Criança – Sugestões do Público

Maio 31, 2013 às 12:30 pm | Publicado em A criança na comunicação social, Divulgação | Deixe um comentário
Etiquetas: , ,

Notícia do lazer.publico.pt de 31 de Maio de 2013.

Por Mariana Mata

É um dos dias mais especiais do ano, inteiramente dedicado aos seres de palmo e meio de todo o mundo. Relembra a proclamação, pela ONU, da Declaração Universal dos Direitos da Criança. Para cumprir um dos seus princípios e proporcionar-lhes alegria, há inúmeras propostas de espectáculos e actividades infanto-juvenis que celebram a data, de norte a sul do país. Deixamos aqui uma selecção delas, para que a pequenada se possa divertir à grande. E para que os graúdos se deixem contagiar pelos seus sorrisos.

Por todo o país, há espaços públicos que se transformam em locais animados por muitas brincadeiras para aos mais pequenos. É o caso da baía de Cascais, que recebe mais uma vez a Festa da Criança (a 2 de Junho), onde as actividades gratuitas incluem demonstrações de desportos como vela, canoagem ou escalada e jogos tradicionais, insufláveis, slide e pinturas faciais. Ao mesmo tempo, funciona o Mercado do Brinquedo (a partir de 31, no Mercado da Vila), com brinquedos de toda a espécie a preços miúdos.

Coimbra tem mais encanto no Portugal dos Pequenitos, com um programa animado repleto de aventuras na cidade à escala mini. Jogos tradicionais, escalada, teias de cordas, jogo do labirinto ou “basquetebol humano” estão entre as propostas desta Festa da Criança (de 31 de Maio a 10 de Junho).

Como habitualmente, os jardins do Museu de Electricidade, situados em Belém, Lisboa, dão também lugar à sua Festa da Criança, que coloca a miudagem a andar de burro, a aprender a cultivar, a fazer de conta que é polícia ou bombeiro e a saltar em insufláveis durante todo o fim-de-semana. E não muito longe, no Parque da Bela Vista, queimam-se os últimos cartuchos no Big Jump, um grande espaço verde cheio de gente saltitante onde a organização assegura encontrar-se o maior insuflável do mundo. A festa mais duradoura da capital coloca gratuitamente as crianças “Em Busca dos 7 Reinos da Nutrição“, durante uma semana, nos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian. A partir do Dia Mundial da Criança, o jogo virtual da Nutri Ventures que promove a alimentação saudável, passa a real e faz das crianças entre os quatro e os 10 anos verdadeiros heróis num caminho com sete etapas pelos reinos da nutrição.

No Porto, são os jardins do Palácio de Cristal que recebem a Festa da Criança nortenha. Durante três dias, a entrada é livre para os insufláveis, passeios de caiaque, desporto, jogos, “karting” a pedais, espectáculos de marionetas, música e dança. Ali perto, em Santa Maria da Feira, o Visionarium também leva a festa aos jardins (1 e 2 de Junho). O Centro de Ciência do Europarque até dispensa a presença dos pais e coloca os miúdos a “realizar” experiências científicas divertidas, sejam elas fazer pega-monstros, colocar batatas a dar luz ou participar num processo de investigação, seguindo pistas até descobrir quem é o culpado de um crime. Os pais que quiserem participar ficam avisados: terão que ajudar a lidar com bolas de sabão gigantes ou, simplesmente, encorajar os “mais-que-tudo” antes do voo do “bungee jumping”.

E como seria ser pastor, padeiro, oleiro ou sapateiro? Para saber é rumar a Sintra, durante o fim-de-semana, até à Quintinha de Monserrate transformada em Aldeia da Criança, com casas em miniatura e actividades relacionadas com os ofícios tradicionais da zona saloia. Originalmente ribatejano é o festival temático Kuri Kuri – Um Mundo de Fantasia (31 de Maio a 2 de Junho), que traz os Kuri – seres extraterrestres que zelam pelos sonhos dos seres humanos – até Vila Nova da Barquinha, propondo animação de rua, música, canoagem, pinturas faciais e insufláveis à disposição de pais e filhos, distribuídos por 19 espaços diferentes.

Em modo mais teatral e por várias cidades anda o itinerante Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público. No dia 1 de Junho há seis espectáculos dedicados aos mais pequenos pelas ruas e salas de Almada, Cascais e Seixal. Em Lisboa, no Teatro Maria Matos, é a cor que marca a celebração, com o Fim-de-semana Tricolor a ocupar vários espaços. “Amarelo”, “Azul” e “Rubro” marcam o tom, com surpresas à mistura. A Malaposta, em Olival Basto, recebe mais um Gepeto – Encontro de Artes para a Infância, com teatro, cinema, música e muita brincadeira programada para o grande dia. E Ovar é o local da Festinfância – V Festa do Teatro para a Infância, que se propõe entreter os miúdos com a peça “O Sonho e a Realidade”, de Maria Ribeiro.

Em parques temáticos dedicados a fazer as delícias da criançada, a festa também é de arromba. O Braga Kids Festival inaugura no Dia Mundial da Criança e promete pura diversão, em 5000m2 com insufláveis, ateliers temáticos e a presença em Braga de personagens bem conhecidas do público infantil. O Shrek e a Fiona são os convidados deste dia. Em Lisboa, a Kidzania junta o útil ao agradável e celebra o seu quarto aniversário em conjunto com os pequenos visitantes que ali brincam ao faz-de-conta. Para além de animação circense pelas ruas da Cidade das Crianças, há um espectáculo de música e laser na Praça Central e, neste dia, até aos adultos é permitido brincar, e voltar à infância com as crianças através de diversas actividades.

Os mais radicais têm este ano um desafio ao ar livre à altura. No Barreiro, a Escola de Fuzileiros abre pela primeira vez as suas portas aos civis para colocá-los num Amphibia Challenge, uma prova de obstáculos semelhante às usadas para formar as suas tropas. Os pequenos civis não foram esquecidos e, com prova apropriada para maiores de 6 anos, entram em campo numa espécie de gincana com várias actividades. Mais calminha será certamente a caminhada com o melhor amigo patudo na Mata Nacional do Buçaco, em Coimbra, proposta pela Associação Quatro Patas e Focinhos. O II Dog Trekking na Mata é uma visita-passeio, orientada por monitores, que dá a conhecer o agradável espaço natural da região Centro na companhia dos próprios cães (ou de um emprestado, já que há possibilidade de “alugar” um cão).  Em Loures, também há diversão em grupo: a Marcha e BTT em Família põe os miúdos e respectivos familiares a pedalar ou calcorrear percursos sem grandes dificuldades.

Mais sugestões para o Dia Mundial da Criança na lista abaixo (em actualização).

 

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: