Os Jovens e a Cidadania Europeia

Março 26, 2013 às 1:00 pm | Publicado em Divulgação | Deixe um comentário
Etiquetas: , , , , ,

A Rede Juvenil “Crescer Juntos” é constituída por crianças e jovens com idades compreendidas entre os 9 e os 21 anos de idade, acompanhados pelas instituições membro da Rede Construir Juntos.

À semelhança do ano anterior e como resultado da avaliação feita pelos jovens, a Rede Juvenil construiu o seu plano de ação focando-se no tema do Ano Europeu dos Cidadãos pois considerou que “a partir de um tema é mais fácil, não só refletir e pensar como também, construir e dar sugestões para o futuro”.

Pretende-se uma maior consciencialização dos jovens sobre os direitos e deveres do cidadão europeu e porque a cidadania implica uma participação ativa, informada e responsável, os desafios são imensos.

Passo a passo, ao longo do ano de 2013, vamos apoiar estes jovens num percurso que se iniciou em janeiro com sessões de trabalho sobre esta temática para a realização de uma atividade regional e para a elaboração de um trabalho sobre cidadania europeia que terá lugar num intercâmbio a nível nacional que decorrerá em Coimbra no mês de Junho e que posteriormente será apresentado no Seminário Anual da Rede Construir Juntos, em outubro do corrente ano.

As sessões de trabalho são momentos criativos de partilha e de reflexão, onde os jovens podem expressar livremente os seus pontos de vista e as suas perspetivas, aqui ficam algumas das suas visões/reflexões sobre o que é “Ser Cidadão”:

“ Ser cidadão é… ter igualdade de direitos, respeitar o próximo, ter liberdade de agir e de se exprimir sem prejudicar o próximo, atuar na sociedade civilizadamente, ajudar o próximo e contribuir para a evolução da sociedade.”

“ Ser cidadão é ter direitos e deveres, é ter respeito pelos outros e ser respeitado, é ter privacidade e ter direito de escolha. É ser sociável e ter igualdade perante os outros, é cumprir regras e ter liberdade com limites. Para se ser cidadão tem que existir entreajuda.”

“Ser cidadão é estar numa sociedade onde existem regras. Todo o cidadão tem o dever de cumprir essas regras mas também tem direitos e tem o dever de verificar se está a usufruir desses direitos…”

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: