Os novos media e o cyberbullying Um curso online para os pais

Janeiro 2, 2013 às 8:00 pm | Publicado em Divulgação | Deixe um comentário
Etiquetas: , , , , , , , , , , ,

media

Descarregar o documento Aqui

É impensável o mundo de hoje sem os novos media, especialmente sem Internet. Tornaram-se companhias constantes, particularmente para os jovens – também chamados nativos digitais – e influenciam o desenvolvimento das crianças e jovens por todo o mundo.

A Internet tem continuado a desenvolver-se num ritmo acelerado durante a sua breve história com implicações no comportamento dos seus utilizadores. A chamada ‘Web 2.0’ é a ‘nova geração da Word Wide Web’. O termo refere-se a serviços baseados na Internet (weblogs, wikis, redes sociais ou podcasts.

Para muitos jovens, a Internet e as múltiplas possibilidades de comunicação que oferece tornou-se uma ferramenta do quotidiano. Os adultos tendem a diferenciar a vida real do mundo online, ao passo que os jovens veem frequentemente o ciberespaço como uma parte muito significativa da sua realidade.

As aplicações sociais da Web, especialmente as redes sociais, oferecem aos jovens espaços de ação e experimentação. A natureza destes espaços preenche as necessidades especÍficas desta fase particular de vida. Os jovens usam estas oportunidades para fazerem face aos desafios que encontram no seu desenvolvimento, acima de tudo, na construção das suas próprias identidades.

Não obstante a Internet proporcionar aos jovens fantásticas oportunidades de comunicação, aprendizagem e entretenimento, os adolescentes podem também experimentar situações desagradáveis que acompanham estas novas áreas de experiências. Conteúdos, comércio, contactos e comportamentos são áreas importantes de risco que hoje os jovens podem encontrar. É, por isso, vital aumentar a sensibilização para os riscos e desafios que os novos media apresentam e promover a e-literacia.

 

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: