Jovens portugueses são dos que mais usam internet Estudo europeu elabora recomendações sobre segurança online

Novembro 1, 2012 às 12:00 pm | Publicado em A criança na comunicação social, Estudos sobre a Criança, Relatório | Deixe um comentário
Etiquetas: , , , , , , ,

Notícia do site Ciência Hoje de 22 de Outubro de 2012.

Por Susana Lage

As crianças portuguesas são líderes europeias no acesso à internet através de computadores portáteis e as mais velhas demonstram um dos maiores níveis de uso excessivo dessa ferramenta. Ainda assim, Portugal tem um reduzido nível de uso da internet pelas crianças e jovens, demonstrando um dos mais baixos níveis de actividades online, revela um novo relatório da EU Kids Online que olha para as diferenças nacionais entre 33 países europeus.

Estes dados têm implicações directas para as políticas e por isso os investigadores do projecto publicaram recomendações específicas para Portugal no sentido de reforçar a segurança online.

“Visto que há um nível de relativo baixo uso e de algum risco, que os jovens portugueses são dos que mais usam a internet no quarto e que a procuram em espaços públicos fora de casa, é necessário reforçar as suas competências no sentido de diversificar as oportunidades de que tiram proveito, mas também as dos adultos em casa e fora, para estarem preparados para os apoiar caso alguma experiência online seja motivo de incómodo ou perturbação”, afirma Ana Jorge ao Ciência Hoje.

De acordo com a investigadora da Universidade Nova de Lisboa, também membro do projecto, “a escola e os professores precisam de maior formação para estarem preparados para apoiar os jovens e as suas famílias no uso da internet que seja seguro sem que deixe de incluir um aproveitamento das suas potencialidades”.

Estas conclusões “podem ser apropriadas pela Comissão Europeia para definir grandes políticas que potenciem uma maior segurança” na internet para os jovens utilizadores, mas também por indústrias, associações e governos nacionais. Também a comunidade académica pode desenvolver esta pesquisa, dado que a base de dados é de acesso público.

O projecto EU Kids Online decorre desde 2006, encontrando-se actualmente na terceira fase, de 2011 a 2013. Nesta fase, aprofunda os resultados do inquérito que realizou na 2a fase, entre 2009 e 2011, a mil crianças entre os 9 e 16 anos e um dos seus pais, em 25 países europeus.

Este estudo, incidindo sobre a segurança online, permite ter uma perspectiva alargada e comparativa sobre esta realidade que preocupa pais e profissionais que se ocupam do bem-estar de crianças e jovens. Além disso, permite ter uma perspectiva sobre as experiências de crianças/jovens e seus pais, “algo inédito, a uma grande escala, num inquérito realizado face-a-face”, refere Ana Jorge.

Os próximos passos do projecto incluem continuar a “aprofundar a análise do inquérito, com relatórios sobre redes sociais, diferenças entre famílias, ou compreensão de quais são os riscos na internet que mais preocupam os jovens”.

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.