Comunidades de prática e bibliotecas escolares – Publicação Digital

Outubro 31, 2012 às 6:00 am | Publicado em Divulgação, Livros | Deixe um comentário
Etiquetas: , , , , ,

Descarregar a publicação Aqui

As bibliotecas escolares (BE) são estruturas nucleares na escola, ao serviço da comunidade educativa, enquanto espaços de leitura, pesquisa, aprendizagem e construção de conhecimento. A gestão e a dinamização da biblioteca escolar exigem, por um lado, o conhecimento e o empenho das equipas que as gerem e, por outro, o desenvolvimento de estratégias de partilha com outros núcleos pedagógicos. Os professores bibliotecários (PB) e as equipas devem desenvolver a sua ação em articulação com outros parceiros, de modo a implementar práticas de trabalho colaborativo – com os orgãos de gestão, os professores, os alunos, os encarregados de educação, outras equipas e outras instituições – em comunidades de partilha e reflexão.

Neste âmbito, a criação de comunidades de prática (CoP), ou a participação dos PB e dos elementos da equipa da biblioteca em comunidades já existentes, pode ser um meio de aprofundar e renovar o conhecimento e a aprendizagem. As CoP são estruturas que se organizam em torno de um interesse comum, de uma área ou domínio do conhecimento, ou de um campo de atuação. A identidade de uma comunidade de prática é construída pelos elementos que a integram, tendo em conta os seus interesses e necessidades e, sobretudo, o domínio ou área de atuação que elegem para reflexão. Deste modo, constitui-se como um modo de promover quer a aprendizagem dos elementos que nela participam, quer o desenvolvimento da organização, ou seja, da biblioteca escolar, de forma sustentada e integrada na rede mais ampla de relações em que esta se enquadra.

Este documento pretende dar a conhecer os princípios teóricos associados às CoP e mostrar de que modo é que este conceito de comunidade pode ser perspetivado no contexto da organização e gestão das bibliotecas escolares, favorecendo a melhoria dos serviços e a apropriação da BE pela comunidade educativa.

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: