Ministério da Educação apresenta livro sobre nutrição e novo programa contra obesidade infantil

Outubro 16, 2012 às 6:00 am | Publicado em A criança na comunicação social, Livros | Deixe um comentário
Etiquetas: , , , , , , ,

Notícia do i de 15 de Outubro de 2012.

Por Agência Lusa,

O Ministério da Educação apresenta na segunda-feira um manual de nutrição infantil com atividades para crianças do ensino básico e o novo programa de saúde para prevenir a obesidade infantil.

O livro, “Manual de Nutrição Infantil”, da autoria de João Breda, Ana Rito e Ana Lúcia Silva, tem fichas de atividades para alunos do 1º ciclo do ensino básico para introduzir boas práticas de alimentação saudável de uma maneira que se pretende pedagógica e, ao mesmo tempo, divertida para as crianças.

Quanto ao programa MUN-SI, na sua primeira edição, foi criado em 2008 entre a tutela, as câmaras de Fundão, Montijo, Oeiras, Seixal e Viana do Castelo e a Universidade Atlântica, para vigiar os hábitos alimentares das crianças mais novas do sistema educativo e procurar prevenir a obesidade.

A nova edição do programa será coordenada pelo Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde da Universidade Atlântica e faz parte de uma rede internacional de iniciativas semelhantes e tem a parceria da Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis, que inclui 21 localidades de norte a sul.

Na primeira edição, numa parceria entre a Plataforma Contra a Obesidade da Direcção-Geral da Saúde, os municípios de Oeiras, Fundão, Montijo, Seixal e Viana do Castelo e a Universidade Atlântica, fez-se a avaliação do estado da alimentação das crianças, tomando atenção à zona geográfica, condições ambientais e características socioeconómicas das famílias.

A apresentação do “Manual de Nutrição Infantil”, no âmbito do Dia Mundial da Alimentação, que se assinala na terça-feira, contará com a presenta da secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, Isabel Leite e o secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa.

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico

 

 

 

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: