Semana Contra a Pobreza e a Exclusão Social!

Outubro 15, 2012 às 2:00 pm | Publicado em Divulgação | Deixe um comentário
Etiquetas: , , ,

Agenda da acções e inscrições Aqui

Durante esta semana decorrem, por todo o país, várias iniciativas com vista a assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

Em 2010 perto de 16% da população europeia encontrava-se em risco de pobreza. Em Portugal, esta percentagem era de 17,9% em 2009 e segundo os dados provisórios do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento (EU-SILC) publicado pelo INE referente aos rendimentos de 2010 aumentou para 18%.

A crise económica agravou esta situação, expondo ainda mais os grupos vulneráveis. Como tal, a UE deve continuar a intensificar os seus esforços nesta luta, uma vez que se trata de uma questão fundamental nesta nova década, onde é desejável um crescimento sustentável e inclusivo. A redução da pobreza é o motor para esse crescimento.

De acordo com as organizações promotoras* «é necessário dar continuidade às iniciativas levadas a cabo desde 2010, porque mais do que nunca é necessário reafirmar e reforçar o empenho político em tomar medidas com impacto decisivo no que respeita à erradicação da pobreza».

Com esta iniciativa pretende-se mobilizar e sensibilizar a sociedade portuguesa para a problemática da pobreza e da exclusão social, enquanto efetivas violações dos mais elementares Direitos Humanos.

Para dar início a esta semana, as organizações promotoras convidam a comunicação social para um pequeno-almoço no dia 15 de outubro, no Hotel Vila Galé, em Lisboa, às 9h00, onde darão uma conferência de imprensa e que contará com a presença do Sr. Ministro da Solidariedade e Segurança Social Pedro Mota Soares.

Nesse mesmo dia, pelas 17 horas terá lugar a inauguração de uma exposição fotográfica no Dolce Vita Tejo, com testemunhos das iniciativas dos anos anteriores. Poderão ainda consultar, no blog, a Agenda que conta já com cerca de 70 iniciativas a realizar em todo o país.

 

+ INFO

http://pelocombatepobreza.blogspot.com/

* (Núcleo Executivo da Iniciativa: AMI, Amnistia Internacional, Animar, Comissão Social de Freguesia de Santos-o-Velho, EAPN Portugal e a Fundação Aragão Pinto)

 

 

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: