ESCAPE : Alargar horizontes, Revelar novos caminhos, Instaurar a paz na vida dos jovens

Agosto 30, 2012 às 8:00 pm | Publicado em Divulgação | Deixe um comentário
Etiquetas: , , , , , ,

“Uma das coisas importantes da não violência é que não busca destruir a pessoa, mas transformá-la”

Martin Luther King

O projeto ESCAPE revelou-se para a nossa intervenção como um contributo bastante válido para a promoção de competências pessoais e sociais dos nossos jovens, no sentido de conduzir a uma vida mais pacífica e sem violência.

Não é tarefa fácil e trata-se claramente de uma luta desigual: a vida dos nossos jovens é muitas vezes desde o berço (e até antes dele) marcada por contextos de grande violência. O meio onde vivem é violento e a violência acaba por ser tão banal que não chega a ser questionada.

 Acaba por ser uma dimensão tão natural na educação, cultura e identidade do sujeito, como natural é a ambição, a alegria ou o amor.

O ESCAPE acaba por ser um programa que não procura julgar, moralizar ou definir caminhos a seguir, mas antes alargar horizontes, revelar novos caminhos, alternativos aos que o jovem já conhece. A nossa Esperança reside na possibilidade de os jovens poderem optar por comportamentos socialmente responsáveis na altura de resolver os seus conflitos.

Para produzir resultados efetivos, o comportamento tem que ser treinado e continuamente reforçado. É neste sentido que consideramos que o Treino de Competências Pessoais acaba por ser um complemento ao trabalho que temos vindo a promover. Um reforço pertinente neste caminho que temos vindo a trilhar no sentido de transformar comportamentos e instaurar a paz na vida dos nossos jovens.

“A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota”

Jean-Paul Sartre

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: