Descobrir – Programa Gulbenkian Educação para a Cultura

Agosto 23, 2012 às 8:00 pm | Publicado em Divulgação | Deixe um comentário
Etiquetas: , , , , , , ,

O novo ano letivo aproxima-se e o Descobrir – Programa Gulbenkian Educação para a Cultura – apresenta mais uma vez à comunidade escolar um conjunto de propostas pedagógicas que disponibilizam um amplo leque de conteúdos e ferramentas de trabalho a explorar no âmbito de várias áreas curriculares por professores e alunos de todos os níveis de ensino.
Sedimentamos o nosso programa de atividades sobre as propostas que mais êxito tiveram nas temporadas anteriores, privilegiando temas estruturantes e universais do património Gulbenkian que as equipas especializadas do Museu Gulbenkian, do Centro de Arte Moderna, da Música e dos Jardins Gulbenkian sabem tratar como ninguém. Mas esta aventura de programarmos em conjunto alimenta também a vontade de explorar outros territórios, que se espelham no desenho de novas propostas, onde se cruzam orientadores, conteúdos e estratégias de várias áreas, incluindo a colaboração com outras equipas dentro e fora da Fundação. Não sendo possível referir aqui todas elas, chamamos a vossa atenção para as várias atividades que se realizam entre março e maio em torno da exposição 360º Ciência Descoberta, bem como para a restruturação da nossa oferta para públicos com necessidades educativas especiais.

A vontade de aprofundar a relação com a comunidade escolar, e de encontrar formas de prolongar os efeitos da fruição do património Gulbenkian para além do momento da atividade propriamente dita, tem vindo a modelar a nossa ação de várias formas. Para o desenho da programação, retiramos sugestões importantes das sondagens e dos inquéritos que fazemos; apresentamos atividades “passo a passo”, para que o professor, no momento de escolher, possa ter uma ideia mais clara dos conteúdos e metodologias utilizados; publicamos trabalhos realizados por alunos e produzimos ferramentas de apoio – guiões e videotutorias – com exercícios e demonstrações técnicas para uso livre dos professores. Ainda temos um longo caminho pela frente, mas prosseguimos com determinação de atividade em atividade!

Isto para além do habitual encontro ao vivo com os professores, que este ano se realiza nos dias 10 e 11 de setembro e para o qual estão todos convidados!

Mais informações Aqui

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: