Entrevista a Bruto da Costa na Antena 1

Agosto 20, 2012 às 12:00 pm | Publicado em A criança na comunicação social | Deixe um comentário
Etiquetas: , , , , , , , , ,

Entrevista a Alfredo Bruto da Costa na Antena 1 no dia 16 de Julho de 2012.

Alfredo Bruto da Costa, sociólogo com larga experiência em investigação sobre a pobreza em Portugal, analisa os casos que a Antena1 apresentou esta manhã de pessoas que se viram recentemente obrigadas a recorrer às cantinas sociais para terem uma refeição.

Bruto da Costa observa que falta uma rede de segurança mínima para pessoas pobres e alerta que há vários tipos de pobres. Há pobres empregados, há pobres reformados, e há pobres que são pessoas inativas, como as domésticas. O sociólogo explica que idosos e crianças são os grupos mais vulneráveis.

Nesta entrevista conduzida pelo jornalista Nuno Rodrigues, Bruto da Costa defende que o sistema de ensino é fulcral para quebrar o ciclo vicioso de pobreza entre gerações, sublinhando que o sistema português não está preparado para apoiar crianças de famílias pobres. Bruto da Costa avalia ainda negativamente a atuação do governo em relação à pobreza, criticando a visão assistencialista do executivo, a qual é demonstrada pela forma como tem agido em relação ao Rendimento Social de Inserção.

Ouça aqui a reportagem sobre as cantinas sociais, que é comentada por Bruto da Costa no início desta entrevista.

 

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: