EPIS lança fundo para garantir estágios a 200 jovens em risco

Julho 10, 2012 às 6:00 am | Publicado em A criança na comunicação social | Deixe um comentário
Etiquetas: , , , , ,

Notícia do Público de 4 de Julho de 2012.

Apoiar quem “muitas vezes é esquecido”. É este o objectivo de um novo programa de estágios profissionais que vai ser lançado pela associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social e terá como destinatários jovens com 18 anos, mas que estão ainda a concluir o 3.º ciclo.

O Fundo de Inserção Profissional EPIS terá uma verba de 250 mil euros, suficiente segundo a associação para assegurar estágios de seis meses a 200 jovens. Estes terão uma remuneração de 418,22 euros, metade a cargo da EPIS e a outra parte da entidade empregadora. Segundo a associação, os jovens a que se destina este programa “estiveram já, por longos períodos, afastados da escola”.

Acabaram por voltar e estão agora a concluir o 9.º ano. “São jovens com percursos muito complicados e que não têm condições nem vontade de prosseguir estudos para já. Se não se fizer nada para ajudar à sua inclusão social corre-se o risco de que voltem ao mau caminho”, alerta a associação. Os estágios poderão constituir um meio de ultrapassar as “inúmeras barreiras” que se colocam à inserção profissional destes jovens. A começar pela “falta de competências sociais e profissionais”.

A iniciativa será apresentada nesta quarta-feira ao Presidente da República. Os programas de estágios já existentes, a cargo do Instituto de Emprego e Formação Profissional, destinam-se a licenciados ou a jovens com o 12.º ano. O fundo para estágios da EPIS começará a ser disponibilizado a partir de Outubro de 2012 e será sobretudo aplicado nos concelhos onde a associação tem desenvolvido programas de combate ao insucesso e abandono escolar, que se traduziram no acompanhamento de 10 mil alunos.

Para já, a associação estabeleceu parcerias com seis câmaras. A partir de Setembro prevê alargar a acção a mais cinco municípios. A EPIS foi constituída, em 2006, por mais de 100 empresários.

 

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: