Traumatismos e lesões são a principal causa de morte de crianças e adolescentes em Portugal

Junho 19, 2012 às 8:00 pm | Publicado em A criança na comunicação social | Deixe um comentário
Etiquetas: , , , , , , , , , ,

Notícia do Público de 6 de Junho de 2012.

Por Lusa

Os traumatismos e as lesões são a principal causa de morte das crianças e dos adolescentes entre os 0 e os 19 anos em Portugal, segundo o perfil e relatório de Segurança Infantil que será divulgado terça-feira.

O perfil e relatório de Avaliação de Segurança Infantil 2012 vai ser apresentado pela Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) em Lisboa, em simultâneo com a European Child Safety Alliance (Aliança Europeia de Segurança Infantil), que, no Parlamento Europeu, divulgará dados de mais de 30 países da Europa.

A divulgação dos dados nacionais será feita durante uma conferência comemorativa dos 20 anos da APSI, que se realiza na terça-feira no auditório da Fundação Montepio, em Lisboa, e onde será abordado o papel da associação em matéria de segurança das crianças e jovens em Portugal.

No último relatório da Aliança Europeia de Segurança Infantil, com dados de 2009, Portugal tinha melhorado em matéria de segurança infantil, mas numa lista de 24 países continuava a figurar nos últimos lugares, estando apenas à frente da Grécia.

As classificações são feitas em termos da adopção, implementação e execução de mais de 100 estratégias consideradas eficazes na prevenção de acidentes com crianças, nas áreas da segurança rodoviária, afogamentos, quedas, queimaduras, intoxicações e asfixia, assim como na liderança, infraestruturas e desenvolvimento de competências nesta área.

O mesmo relatório apresentado em Maio de 2009 dava conta que dez mil crianças morrem todos os anos na União Europeia devido a acidentes, o que equivale a 25 mortes por dia.

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: