Relatório Inquérito aos Serviços de Pediatria

Dezembro 7, 2011 às 1:00 pm | Publicado em A criança na comunicação social, Relatório | Deixe um comentário
Etiquetas: , , , , , , , ,

Notícia do site do Alto Comissariado da Saúde de 28 de Novembro de 2011.

 A Comissão Nacional da Saúde Materna, da Criança e do Adolescente, em colaboração com o Alto Comissariado da Saúde realizou, em Novembro de 2010, um inquérito junto dos serviços de Pediatria para apurar a concretização das disposições referentes ao consentimento informado, às visitas aos doentes no internamento hospitalar e ao acompanhamento de crianças até aos 18 anos.

A análise dos resultados dos questionários demonstrou que em apenas metade dos Serviços de Pediatria, a idade limite de atendimento é de 17 anos e 364 dias, sendo que a ARS Norte é a que mais está em cumprimento. Em 2007, a ARS Norte adoptou uma estratégia que visa a melhoria da qualidade da prestação de cuidados às crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade, sendo o aumento progressivo da idade de atendimento em pediatria, uma das medidas.

Em relação às práticas hospitalares, é concluído que a obtenção do Consentimento Informado por parte das crianças, mesmo a partir dos 16 anos, não é por norma, feita.

Todos os Serviços de Pediatria, excepto um, afirmaram incentivar o acompanhamento das crianças hospitalizadas, sendo que na maior parte dos casos, os dois pais em simultâneo podem acompanhar as crianças durante o dia.

Consulte o Relatório Inquérito aos Serviços de Pediatria

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: