Exposição nas Montras do Ministério da Educação e Ciência, durante o mês de Outubro

Outubro 20, 2011 às 6:00 am | Publicado em Uncategorized | Deixe um comentário
Etiquetas: , , , ,

Notícia do Site da Secretaria-Geral do Ministério da Educação e Ciência

No edifício do Ministério de Educação e Ciência – Av. 5 de Outubro Nº 107, Lisboa – durante todo o mês de Outubro está patente uma montra do Instituto de Apoio à Criança, tendo a Direção do IAC considerado de grande interesse a sua participação no programa de dinamização de Montras para a divulgação das atividades e projetos do IAC.

O CEDI (Centro de Estudos, Documentação e Informação sobre a Criança) teve a responsabilidade da organização dos espaços.

Durante todo o mês de Outubro de 2011 pode ser apreciada a Exposição “Instituto de Apoio à Criança” composta por diversos materiais: cartazes, publicações, desdobráveis, brinquedos, trabalhos realizados por crianças e outros que representam os vários sectores de atividade do Instituto.

A Exposição apresentada pelo Ministério da Defesa Nacional através da Direção-Geral de Pessoal e Recrutamento Militar no âmbito das ações de promoção e divulgação do Dia da Defesa Nacional e do voluntariado militar, e tendo por base uma política harmonizada de recrutamento, participa nesta iniciativa em cooperação com os 3 ramos das Forças Armadas: Marinha, Exército e Força Aérea. 

As temáticas expostas versa duas vertentes: o Dia da Defesa Nacional e os 3 ramos das Forças Armadas.
O Dia da Defesa Nacional é um dever militar que abrange todos os cidadãos com 18 anos e que tem como finalidade sensibilizar os jovens para a temática da defesa nacional e divulgar o papel das Forças Armadas. As Forças Armadas, através dos 3 ramos, oferecem um leque de oportunidades em variadas áreas, adaptadas às novas tecnologias e desafios propiciando aos jovens uma preparação para o ingresso no mercado de trabalho e/ou uma carreira como militar.

A Marinha é o ramo das Forças Armadas que desenvolve diária e permanentemente uma actividade operacional de interesse público, militar e diplomático na área mais estratégica para Portugal – o mar – com a mais elevada eficiência e profissionalismo, quer seja no Mar, na Terra ou no Ar.

O Exército assegura a defesa terrestre do território nacional, corresponde aos compromissos internacionais para com as organizações internacionais, realizando tarefas de apoio à política externa no âmbito das missões de Operações de Apoio à Paz, Apoio Humanitário e de Cooperação Militar. Colabora com as autoridades civis no apoio à satisfação das necessidades básicas da população ou em acções de socorro e assistência, designadamente com o Serviço Nacional de Bombeiros e de Proteção Civil, no âmbito das missões de interesse público.

A Força Aérea tem por missão cooperar, de forma integrada, na defesa militar da República, através da realização de operações aéreas, e na defesa aérea do espaço nacional. Para cumprir essa missão, a Força Aérea opera meios de alta tecnologia que exigem uma elevada especialização técnica dos militares que os operam. Estes militares, quer se enquadrem nas suas fileiras em Regime de Contrato quer seja no seu Quadro Permanente recebem, respectivamente, formação tecnológica altamente qualificada e formação universitária, após a qual exercem a sua atividade profissional no contexto da atividade aeronáutica e militar da Força Aérea.

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: