Avisos falsos de crianças raptadas

Setembro 8, 2011 às 9:00 pm | Publicado em A criança na comunicação social | Deixe um comentário
Etiquetas: , , , , ,

Editorial do Destak de 7 de Setembro de 2011.

Isabel Stilwell | editorial@destak.pt

Recebi um e-mail que dizia «Filho perdido – pais em desespero», compelindo a divulgar o apelo a todos os conhecidos, como era solicitado. Contudo, uma frase ridícula dizia: «Será que é por ser português que não passa na televisão?» Era óbvia a intenção de usar a ideia maldosamente criada aquando do desaparecimento de Maddie de que só as crianças estrangeiras têm direito a cobertura mediática em Portugal, para abafar o raciocínio lógico de quem estranhasse não ter ouvido falar de nada. Uma idiotice sem nome, porque, como é óbvio, os media nunca deixariam de dar uma notícia como esta, sobretudo caso se tratasse de uma criança portuguesa, mas que pelos vistos funciona, a avaliar pelo facto de o mail continuar a passar.

Para tirar teimas, liguei o número do alegado Fausto Carvalho de Jesus, pai do suposto Daniel, mas foi sem surpresa, confesso, que ouvi a mensagem de que o número não está atribuído. Saber que não há nenhum Daniel desaparecido é um alívio imenso, mas imaginar que há quem brinque com a solidariedade alheia é de enfurecer. De cada vez que se sabe que um destes apelos é falso, cria-se em nós mais um anticorpo à solidariedade, e tornamo-nos um bocadinho mais cépticos, e isso é, só por si, um verdadeiro crime.

No site do Instituto de Apoio à Criança, há mesmo um espaço dedicado aos «Hoax’s» (embustes) conhecidos, e que não passam de formas de espalhar vírus, ou de ‘roubar’ endereços, gerados pela boa fé de todos, e que são depois vendidos para fins comerciais. Para combater esta contra-informação, o IAC sugere que antes de passar o mail contacte o SOS Criança Desaparecida, através do e-mail soscriança@net.sapo.pt, para saber se é verdade. Se não for, evita ser cúmplice deste logro e roubar a fé na humanidade a mais alguém.

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: