Trinta por cento dos adolescentes portugueses têm excesso de peso

Julho 31, 2010 às 1:00 pm | Publicado em A criança na comunicação social | Deixe um comentário
Etiquetas: , , , , ,

Notícia do jornal Público de 28 de Julho de 2010. Esta notícia tem como base a tese de Doutoramento do Dr. João Sousa Ferreira.

Ferreira, João Sousa – Prevalência da obesidade infanto-juvenil : associação aos hábitos alimentares, actividade física e comportamentos sedentários dos adolescentes escolarizados de Portugal continental. Lisboa: 2010.

Mais de 30 por cento das crianças e adolescentes portugueses têm excesso de peso, segundo os resultados de uma investigação da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), ontem divulgados.

Dirigido ao grupo etário dos nove aos 18 anos, o estudo abrangeu todos os distritos portugueses e incluiu a análise a 5708 adolescentes escolarizados. Os resultados indicam que a prevalência de pré-obesidade infanto-juvenil é de 22,6 por cento e que a prevalência da obesidade é de 7,8 por cento.

“A investigação aponta para 30,4 por cento dos adolescentes com excesso de peso. Estes valores são muito preocupantes, porque uma elevada prevalência do excesso de peso traz consequências, como aparecimento da diabetes e de doenças cardiovasculares”, comentou Isabel Loureiro, da ENSP, em declarações à agência Lusa.

Outro estudo divulgado este ano pela Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade revelava que quase um terço das crianças portuguesas entre os dois e os cinco anos estão em estado de pré-obesidade.

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: