Conferência de Imprensa apresenta hoje Plataforma dos Direitos da Criança

Abril 26, 2010 às 6:00 am | Publicado em Divulgação | Deixe um comentário
Etiquetas: , ,

A Dra.Dulce Rocha representa o IAC na apresentação da Plataforma dos Direitos da Criança, hoje, 26 de Abril, pelas 17h, no Novotel – Av. José Malhoa 1, em Lisboa.

Plataforma dos Direitos da Criança (comemorativa dos 50 anos da Declaração dos Direitos da Criança e dos 20 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança)

Amnistia Internacional Portugal

AMI – Assistência Médica Internacional

Associação Margens

Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV)

Cruz Vermelha Portuguesa

Comissão Nacional de Protecção das Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR)

Instituto de Apoio à Criança (IAC)

Fundação do Gil

Fundação Pro Dignitate

Oikos – Cooperação e Desenvolvimento

Estas são as primeiras instituições portuguesas que se associaram à constituição da Plataforma dos Direitos da Criança (comemorativa dos 50 anos da Declaração dos Direitos da Criança e dos 20 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança), cuja missão visa especificamente o fomento de uma nova cultura da criança fundada no seu reconhecimento como sujeito de direito.

Esta actual reunião de esforços representa, para além de um projecto pioneiro no nosso País, uma verdadeira mais-valia nesta área de actuação uma vez que os vários elementos que constituem esta Plataforma têm vindo a trabalhar na defesa e promoção dos direitos sociais, culturais, económicos e civis da criança e do jovem, indispensáveis ao seu desenvolvimento integral.

A Plataforma surgiu no âmbito desta dupla comemoração mas pretende agora prolongar as suas acções, e desde 20 de Novembro de 2009, que em parceria aberta, definiu um conjunto diversificado de actividades significativas que visam fundamentalmente:

a) Informar e consciencializar o cidadão de que a concretização de uma “nova cultura” da criança deve ser um objectivo e responsabilidade de todos;

b) Promover uma política de prevenção das situações de desprotecção e perigo que ofendem os direitos das nossas crianças e jovens;

c) Intensificar os esforços de sensibilização e de intervenção, ao nível das políticas, estratégias e acções mais adequadas à concretização dos valores e princípios que inspiram o sistema de promoção e protecção dos direitos das crianças;

Convida-se assim toda a imprensa para a conferência de apresentação oficial da Plataforma dos Direitos das Crianças e todas as acções já planeadas para este ano.

Estarão presentes os representantes das instituições que integram a plataforma, nomeadamente a Dra. Maria de Jesus Barroso (FPDignitate), a Dra. Dulce Rocha (IAC) e Margarida Pinto Correia (F. Gil).

Fonte: Site do IAC

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: