Abuso de crianças e jovens : da suspeita ao diagnóstico

Abril 8, 2010 às 10:00 pm | Publicado em Estudos sobre a Criança | Deixe um comentário
Etiquetas: ,

Da necessidade de equipar com um instrumento de trabalho todos aqueles que trabalham com crianças e jovens, nasce o livro “Abuso de Crianças e Jovens – Da suspeita ao diagnóstico” – uma publicação que dá pistas para identificar o abuso, sistematizando todo o conhecimento relevante sobre o assunto.
Os objectivos do livro passam por promover a correcta suspeição e/ou detecção de abuso, a sinalização adequada, o diagnóstico certo e atempado, a protecção da vítima e a salvaguarda da investigação criminal de forma a evitar desfechos fatais.
Teresa Magalhães, directora do Instituto de Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (IML-FMUP) afirma que o alerta para situações de abuso “está a falhar muito em Portugal”, sendo que para esta situação se reverter é necessário o envolvimento de todos: Estado, educadores, professores, médicos, psicólogos, assistentes sociais, advogados, magistrados, entre outros.
Os indivíduos compreendidos nos processos inerentes à acusação (detecção, sinalização, diagnóstico e prevenção) devem estar sensibilizados para o trabalho multidisciplinar e articulado a realizar, uma vez que “investigações individuais são na maior parte das vezes, mais perniciosas do que úteis”.
Os vários capítulos abordam o tema do ponto de vista médico, científico e jurídico desmistificando receios e dúvidas, destacando a importância da sinalização e denúncia correctas. Dos factores de risco, aspectos epidemiológicos, indicadores psicológicos, físicos e biológicos, abuso sexual e mortal até à justiça nos abusadores de crianças e jovens, a obra é um manual para todos aqueles que trabalham com essa classe etária.
“Abuso de Crianças e Jovens – Da suspeita ao diagnóstico” está à venda desde dia 1 de Março de 2010.”

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: