Estudo: maior nível de literacia em Portugal é urgente.

Janeiro 30, 2010 às 10:43 am | Publicado em Relatório | Deixe um comentário
Etiquetas: ,

Portugal deve aumentar rapidamente o nível de literacia da população sob pena de enfrentar dificuldades na realização dos objectivos económicos e sociais e ficar dependente de transferências financeiras comunitárias «maciças» para evitar o declínio do seu nível de vida.

Esta é uma das conclusões do estudo realizado pela Data Angel, a pedido do Plano Nacional de Leitura (PNL), e (…) apresentado em Lisboa [em 2 de Dezembro de 2009]  pelo seu coordenador, Scott Murray, numa conferência que contou com a presença da ministra da Educação, Isabel Alçada.

Com o título «A Dimensão Económica da Literacia em Portugal», o estudo aponta que o país «apresenta os níveis mais baixos de competências de literacia entre todos os países onde se realizaram inquéritos» neste âmbito.

Iniciativas como o Plano Nacional de Leitura ou as Novas Oportunidades «estão no caminho certo, mas não são suficientes», defendeu Scott Murray. Para além disso, os alunos portugueses, com excepção para os melhores, «têm poucos incentivos para investirem tempo e esforço no aumento do seu nível de literacia».

Para a ministra da Educação, citada pela Agência Lusa, as conclusões do estudo «demonstram que há várias medidas que já estão em curso, como o Plano Nacional de Leitura e as Novas Oportunidades, que são essenciais para o desenvolvimento da Educação e permitem uma qualificação dos portugueses tanto ao nível das competências básicas como da formação profissional».

Isabel Alçada referiu ser preciso que «toda a sociedade portuguesa se mobilize para que a melhor oferta em termos de qualificações corresponda a um reconhecimento da parte do tecido empresarial de que a economia evolui se as empresas também melhorarem, se se modernizarem e se tiverem profissionais mais qualificados».

Entende-se por literacia a capacidade de cada indivíduo compreender e usar a informação escrita, de modo a atingir os seus objectivos, a desenvolver os seus próprios conhecimentos e competências e a participar activamente na sociedade.

Pais &Filhos, em 03 de Dezembro de 2009

Pode consultar o estudo em causa, «A Dimensão Económica da Literacia em Portugal», AQUI.

Deixe um Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: